"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sempre Sustentável

Balys Buračas  (1897 - 1972)
Rubem Alves em seu livro Filosofia da Ciência, aborda uma preocupação em tempos atuais sobre a inibição do pensamento humano pelo avanço da ciência. A ciência perdulária voltada ao acúmulo de capital é a tragédia. As descobertas de hoje, pelos Doutores, quando são voltadas ao domínio e não a libertação econômica das pessoas, poderá, num futuro próximo, deixar boa parte da humanidade sem atitude criativa. Será que já temos mais parasitas (humanos) na Terra do que decompositores? Será que já produzimos tanto lixo chegando a uma capacidade limite do Planeta? Pode apostar que sim.

Segundo Rubem, "O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque induz o comportamento e inibe o pensamento. Esse é um dos resultados engraçados (e trágico) da ciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam. [...] Dizem que o álcool será a solução para que nossos automóveis continuem a trafegar, e a agricultura se altera para que a palavra dos técnicos se cumpra. (Qual é a moda hoje? Arrendar as Terras para a produção de cana-de-açúcar, e aí, sabe o que isso significa?) Afinal de contas, para que serve nossa cabeça? Ainda podemos pensar? Adianta pensar?"

Opa! Claro...

Veja as iniciativas deste site: www.sempresustentavel.com.br


Agora, "é necessário acabar com o mito de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor que as outras."

"O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. Para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência. Depois de cerca de quatro séculos, desde que surgiu com seus fundadores, curiosamente a ciência está apresentando sérias ameaças à nossa sobrevivência."

Portanto Zé, se vira no 30! Descruze os braços. Olhe a sua volta quanto lixo grande... seria um final besta. Os catadores de lixo são decompositores, são médicos planetários e tem todo meu respeito, pois estão pensando. Sabe quem são os parasitas da mãe Terra?

Falou!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...