"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sua mão passou por aqui...


O pavio está aceso. O lixo de Assis precisa da conscientização de todos os cidadãos

A prefeitura de Assis passou da hora de tocar o alarme na cidade em relação a coleta e a triagem de lixos produzidos pelos cidadãos. Por incrível que pareça quase todo o lixo recolhido nas ruas vai parar na Secretaria do Meio Ambiente, ficando totalmente exposto ao lado do viveiro municipal.

Outra parcela do lixo é recolhida semanalmente pela pequena Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Região (COOCASSIS). Pelo visto poucos cidadãos reciclam o lixo e contribui com a organização dos catadores, como também, diretamente ao meio ambiente. O lixo também vem tomando outros caminhos, mostrado nas imagens abaixo:

- Na área onde considera-se de preservação permanente, creio eu, por ser cortada pelo córrego d'água e possuir pequena mata. Localiza-se logo atrás do Tênis Clube. No terreno, também há uma erosão e devido as suas proporções já podemos classificar como uma voçoroca. O ateamento de fogo é direto. Tanto a mata como a depressão local é utilizada por jovens na prática do Bike Trekking;





  
- Outros locais são os terrenos baldios de Assis, em toda cidade há lixos em terrenos.




Todo lixo acumulado na indústria de triagem de Assis passou pelas mãos dos cidadãos. Sem dúvida nenhuma, são eles, somos nós, os responsáveis diretos; mas não se isenta da administração pública de tomar atitudes que comprometam maiores contribuições de cidadania, como também maiores investimentos no setor. Por exemplo, em buscar parcerias e novos projetos para a Cooperativa de Catadores e aumentar o quadro físico de funcionários, como também, acelerar os trabalhos na usina.

Em quase todos os bairros possuem catadores, famílias que sobrevivem do lixo e que poderiam fazer parte da Cooperativa. Agem na madrugada. Os munícipes sem informação  do dia e a hora da coleta pública ou a coleta da COOCASSIS no bairro, tanto os que reciclam o lixo, como os que não, acordam de manhã e vê todo o seu lixo espalhado no chão.

Assis precisa, e rápido, de uma campanha maciça educacional sobre a reciclagem do lixo (toda gestão municipal deve-se fazer campanhas educacionais) paralelamente a ações administravas. Todo esse lixo não reciclado segue para o aterro sanitário (12 km de Assis) que possui capacidade para mais 11 meses, depois a coisa vai azedar de fato. Não há outro espaço na natureza em conformidade com a lei para aterrar lixos do município.

E aí! Suas mãos passaram por aqui? Vai sempre continuar a passar e você cidadão, no mínimo, precisa separar o lixo orgânico do que é reciclável: papel, lata, plásticos e outros...

A natureza de Deus agradece; e como!







Tem até um diploma!

O famoso CHORUME
Ao fundo o lixo que foi separado na usina
Usina de triagem do lixo de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...