"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 7 de abril de 2018

Prisão de Lula




06 de abril 2018
por Sebastião Pinheiro


Meus amigos me desculpem, mas meus dias têm sido diferentes há mais de um ano, não pela solidão ou as crises em que trânsito, mais pelo que tenho deparado de ignorância, ódio e desrespeito à vida.

O fato da (decreto) prisão de um ex-presidente não é algo para se comemorar, festejar ou executar por meio da mídia. Em uma república todos estariam consternados, pois é uma condenação a todos e a cada um através dos tempos, nos livros, arquivos magnéticos ou infográfico da história.

Busquei compreender, todos sabem que não sou militante e jamais confundo militância com cidadania. Militância é paixão, cidadania é reflexão antes da ação e depois dela, por isso que é responsabilidade no tempo e espaço rumo ao futuro.

Na foto não me interessa identificar o protagonista que está de costas, mas sim identifico o sorriso franco do desdentado que está como o meu reflexo diante do espelho, que é a sociedade onde estou. Essa foto poderia através do tempo significar a chegada da Esperança, aquela última por cuja sorte, seu exterminador não escapou da Caixa de Pandora na Mitologia. Se ela não conseguiu escapar pelo que estará sempre em toda ansiedade, sonho e exercício de poder, exercício que é de todos e não de alguns que ostente e por falta de escola cometeram erros, sérios erros. Erros merecem meia culpa e isso é pessoal e coletivo, sem exceções. Esses erros levaram ao ódio atual, mas poucos foram os que colocaram suas críticas para abrir os olhos, corações e mentes para o que estava acontecendo. No entanto, eles não têm culpa, pois havia uma guerra midiática gigantesca para impedir a autocrítica e reflexão cidadã.

Quando a juíza mandou prender todos os banqueiros do Jogo do Bicho (apostadores) do Rio de Janeiro eu ri e disse a minha esposa: logo será deputada nacional. E foi. Os executados não eram criminosos, mas transgressores. A diferença é que só a construção de cidadania elimina a transgressão, de nada adianta a lei no papel. Logo vimos todo o narcotráfico ocupando os espaços, e mão-de-obra transgressora.

O Brasil é território de "gambusinos" (garimpeiros) onde a cidadania não tem espaço pois o Estado não se faz presente e ninguém quer saber o que é um diamante e como se forma ou de onde vem o ouro e por que tem tanto valor. Querem o ouro custe o sangue que custe...

Durante seis anos a Gália enfrentou César mas Vercingéctorix Não era só um e na guerra lutavam todos, mesmo seus desafetos. Sua prisão tinha um significado Urbi et Orbi para o Império. Mil e setecentos anos depois foram os franceses que aprisionaram Toussaint L'Overture que havia praticado os ensinamentos da Revolução Francesa para os seus liderados, cidadãos escravizados e criado a primeira República Negra no Mundo. Não estou com meras referências raciais, revolucionárias ou ideológicas.

Disfarçam que a "lei" vale igual para todos mas não permitem que o Estado seja igual para todos, depois que tipo de cidadania teremos, a de gambusinos (garimpeiros), onde o diamante ou ouro é o que interessa e com eles se pode tudo, mas jamais teremos cidadania. É por isso que crianças uruguaias, argentinas ou chilenas iam para a escola e de lá saíam cidadãos e na sua vizinhança os que conseguiam uma escola "gambuzinaban" status como quem procura diamantes ou ouro.

Na Guatemala o país foi transformado em uma República de Bananas pela United Fruit e United Brand subsidiárias da Standard Oil do Grupo Rockefeller, mas teve um presidente Juan José Arevalo Bermejo. Ele tinha conhecido cidadania fora de suas realidades, e os "Chapines" (guatemaltecos) dizem, foram "Quatro anos de luzes em cinco séculos de escuridão". A resposta do Império foi a Mão Branca com mais de cem mil mortos, todos camponeses. Quando um idiota brasileiro pergunta onde o socialismo deu certo, me lembro da Alemanha quando fui comprar meus óculos, a moça me disse: o médico, a receita e as lentes são de graça e a armação que o governo lhe dá é essa de madeira, muito feia. Não pagas nada, pois sem os óculos não podes ser um cidadão. Mas se queres o luxo de uma armação italiana ou alemã, tens de pagar seu preço. Como vou discutir sobre ideologia, sociedade e 30 moedas de prata com gambusinos. O presidente Arevalo da Guatemala dizia que o "Socialismo é Espiritual ". Sim ele tinha uma "Alma Mater". Sinto vergonha de mim mesmo: que vai passar na cabeça e coração do desdentado anônimo da foto. Não sou vidente, desejo estar equivocado, mas sei onde isso vai desembocar.


 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...