"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Lynn Margulis, das bactérias à Symbiogênese Parte 12: A Symbiogênese e o Legado de Boris Kozo-Polyansky

Livro:

Symbiogenesis


Trecho do livro a "Ciência como ela é" - Gilberto R. Cunha

- Parte 12: A Symbiogênese e o legado de Boris Kozo-Polyansky

Enviado por Anonymous (não verificado)

Lynn Margulis é, portanto, uma cientista que não hesita em propor um novo vocabulário para permanecer consistente com o progresso do conhecimento em ciência. Isso mostra um passo revolucionário em sua prática científica na medida em que ela é capaz de chatear a ciência sempre que for necessário.
 
Finalmente, é algo que não é comum hoje em dia entre os cientistas; muitas vezes costumava trabalhar há anos em questões hiper-especializadas e pouco encorajada, tão indiferente, recorrer à novidade, a uma concepção de mundo verdadeiramente inovadora.
 
Lynn Margulis já havia demonstrado, com a simbiose, sua capacidade de perturbar teorias enraizadas na biologia. Mas no início da década de 1990 (quase 30 anos após sua primeira pesquisa), ela continua a desenvolver sua teoria da simbiose integrando o conceito de simbologia.
 
O termo "simbiogênese" foi proposto por Konstantin Merezhkowsky e amplamente aceito e defendido por Boris Kozo-Polyansky, cujo trabalho será descrito por Lynn Margulis como brilhante.

Boris Kozo-Polyansky (1890-1957) foi um botânico soviético. Membro correspondente da Academia de Ciências da URSS em 1932, tornou-se professor na Universidade de Voronezh desde 1920, depois diretor do jardim botânico de Voronezh desde 1937.
 
Boris Kozo-Polyansky já havia formulado a hipótese de que a motilidade celular (através dos ondulipódios) derivava da simbiogênese de um espiroqueta com um protista (deve-se notar que os termos exatos de espiroqueta e protista ou de os ondulipódios não foram utilizados na época por Boris Kozo-Polyansky).
 
Qual a diferença entre simbiose e simbologia? É sutil, mas muito importante:
"A origem da célula bacteriana corresponde à origem da própria vida, enquanto a Teoria Endosimbiótica Serosa (SET) descreve a origem subsequente da célula nucleada por simbiogênese. Para poder continuar, devemos explicar como o conceito ecológico de "simbiose" difere do termo evolutivo da "simbiogênese".
A simbiose refere-se ao fato de que organismos de diferentes espécies vivem juntos. Endosymbiosis, uma condição topológica, é um tipo de simbiose em que um parceiro vive dentro de outro. A simbiose geralmente, se não sempre, resulta de circunstâncias ambientais.
A simbiose, que não é um processo evolutivo em si, refere-se a associações fisiológicas, temporais ou topológicas com destinos determinados pelo meio ambiente.
A simbiogênese, por outro lado, envolve o aparecimento de novos tecidos, novos órgãos, fisiologias e outros novos aspectos que resultam da associação simbiótica prolongada. "
Lynn Margulis, Discurso na Universidade Autônoma de Barcelona (2007)
De acordo com o materialismo dialético, o conceito de simbiogênese é, portanto, muito mais interessante do que o da simbiose, porque implica a aparência de um salto qualitativo.

O que é lógico desde que Boris Kozo-Polyansky era um cientista soviético: ele conhecia a lei da contradição e trabalhava nessa direção. Ele também estava interessado na filosofia e publicou em 1925 um livro para professores do ensino médio chamado Dialéctic of Biology.
 
Em 1921, durante um congresso de botânica, ele publicou um resumo em que afirmou " Natura facit saltum ", "Natureza salta". Esta afirmação refere-se à "Natura non facit saltum" de Gottfried Wilhelm Leibniz, "a natureza não pula", justamente criticada por Hegel, mas depois retomada por biólogos como Carl von Linné.
 
Veja como Lynn Margulis transcreveu essa ideia de Boris Kozo-Polyansky:
"[...] o conceito é claro. Um mais é igual em biologia. Um esperma mais um ovo é igual a um ovo fértil. Mas uma eubactéria oxidante com sulfureto, um espiroqueta, mais uma arqueobactéria sulfidogênica, faz um eucariota: 1 + 1 = 1. [...] não existe nenhum elo perdido, assim como Kozo-Polyansky entendia claramente esse conceito no momento em que ele apresentou seu resumo de 1921."
Lynn Margulis (2009), " Smbemogênese. Um Novo Princípio da Evolução - Redescoberta de Boris Mikhaylovich Kozo-Polyansky (1890-1957) "no Paleontological Journal No. 44 (2010)
A simbiogênese permite avançar ainda mais a teoria da evolução da vida de Lynn Margulis integrando o conceito de síntese: diferentes organismos se fundem para dar outros organismos qualitativamente diferentes.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...