"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O Dique da SAMARCO, espelho moral, oportunismo mercantil e divórcio espiritual.

por Tião Pinheiro

Alexis Carrel, Prêmio Nobel de Medicina de 1912 em seu livro "La Incógnitadel Hombre" é luz para o ocorrido em Mariana, embora a moda imponha o foco no desastre ambiental, a análise panorâmica é imprescindível. Descartes separou "res cogitans" de "res extensa" para favorecer sua crença. A partir de 11 de setembro de 1961, data da fundação em Morgués, Suíça da WWF, a primeira ONG criada pela Coroa Britânica para construir sua hegemonia no futuro segmento econômico da natureza, meio ambiente e poluição mercantilizando as ações culturais e espirituais da IUCN de Julian Huxley fundada em 1948 e suas similares. A Ordem Internacional, pós-Estocolmo (1972) impôs adequar ou adotar suas legislações, desenvolvimento de tecnologia, linha de crédito oficial e Ajuda Técnica Internacional. Alguns países, como o Brasil, foram obrigados a criar oficinas especializadas; segmento de consumo de tecnologia e serviços sobre a natureza e poluição. Algumas vezes militarizados e outras judicializados eliminando os resquícios de espiritualidade e após a criação da OMC transformados em cartórios burocráticos e nichos de corrupção. 

Em tecnologia, o mundo evoluiu muito nas últimas décadas, mas os avanços cresceram nas mesmas transnacionais e empresas financeiras e seu maior exito são os retrocessos morais e éticos perante sociedade e Estado. 3 exemplos fundamentam a assertiva:

1 - Em 1974, o embaixador brasileiro em Paris fechou negócios milionários para a madeira a ser extraída da área do futuro lago da Represa de Tucuruí. Como a extração da mesma foi entregue a um ONG vinculada aos Militares (MFM-CAPEMI) fracassou. A saída emergencial foi desfolhar a selva do lago com herbicidas de forma similar à Operação Ranch Hand da Guerra do Vietnã, respaldados pelo parecer de dois professores da UNESP e de um Instituto de Pesquisas na Amazônia. O crédito dos bancos franceses, em parte chegou como produtos industriais, entre eles o Pentaclorofenato de Sódio da Rhône Poulenc, um preservante de madeira. A madeira exportada seria parte do caixa 2 da campanha à ditador do General Medeiros do SNI e estes dados podem ser encontrados no livro "Os Mandarins da República" de José Carlos de Assis.

A incompetência na extração da madeira fez o preservante francês ser usado como herbicida para matar as árvores e vegetação na área do futuro lago. Ao terminar o mesmo ele foi substituído pelo herbicida Tordon 155, da Dow Química (presidida pelo General Golbery do Couto e Silva) que por ser muito mais caro e não tão eficiente no ambiente de selva foi substituído pelo Pentaclorofenato de origem chinesa, bem mais barato. O produto chinês ao desembarcar no Rio de Janeiro provocou a morte de 3 trabalhadores e intoxicação de outros 30 no depósito do Mercado São Sebastião. Na época surgiu nas manchetes a expressão jocosa "Pó da China", em alusão cretina ao narcótico vindos dos países vizinhos. Essa carga, incólume, seguiu via rodoviária para o sul do Pará, onde seu uso como herbicida sob as linhas de alta tensão de Tucuruí até Vila do Conde provocou uma catástrofe de repercussão mundial com mortes, abortos e intoxicações humanas; morte de uma centena bovinos e mais de 12.000 animais domésticos exterminados. Aceitar isso como acidente é eufemismo tão jocoso quanto a denominação de "Pó da China", cuja presença de Dioxinas alcançava miligramas por quilo.

2 - Tampouco é possível denominar de acidente o ocorrido em Goiânia com a cápsula de Césio137, radioisótopo que a criança passou no pão com margarina e o adulto passou na genitália atraído pelo brilho azul. O jocoso foi que quem diagnosticou a origens da queimaduras foi um veterinário uma semana depois...

3 - Há quem diga que a leitura do Plano de Voo da Varig, de Brasília para Belém, também foi um acidente, durante o jogo Brasil x Chile nas eliminatórias da Copa FIFA de 1990. O alerta de erro de direção feito por um passageiro, portador de bússola foi ignorado pela tripulação e o avião sem combustível caiu na selva do Mato Grosso a 90 graus do destino. O ministro da Aeronáutica elogiou a habilidade do piloto ao livrar o "charuto" do avião. O presidente Sarney condecorou os sobreviventes.

Acidente é algo inesperado e incontrolado e nem mesmo terremotos, tsunamis, raios tufão, furacões são considerados como tal em muitos países (IT), onde não há licenças jocosas. Na periferia, o termo acidente foi transformado em um neologismo para atenuar responsabilidades de governos e dar uma saída honrosa para os responsáveis. Três exemplos:

1 - A Usina Nuclear de Three Miles Island na Pensilvânia e Tchernobyl, ambas ensaiaram aumentar a produção de radionuclídeos através do aumento de temperatura e fundiram o reator com escape de nuvens radioativas, pior no caso ucraniano.

2 - Já na Usina de Fukushima, mal localizada, foi atingida pelo esperado Tsunami, mas houve erro de cálculo e novamente houve escape de água e nuvem radioativa, embora conduzida com um pouco mais de "competência" se evitou a tragédia maior.

3 - Finalmente, tanto no afundamento no Rio de Janeiro do barco Bateau Mouche quanto na boate Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul não há lugar para qualificar como acidente, a não ser para justificar a ausência moral e ética, ou corrupção e incompetência do governo, sociedade e cidadania.

O mundo de ciência e tecnologia atuam sintonizados com a inteligência industrial. Seria demasia considerar o ocorrido com o resíduo sólido (Lei N.12305/10) da SAMARCO em Mariana algo esperado/oportuno? Três perguntas às autoridades e responsáveis:


1 - Foi aberto no Conselho Profissional e Ministério Público processos contra os responsáveis técnicos pelo dique de contenção de rejeitos, seu manejo acorde a lei e normas de segurança?

2 - É possível as responsabilidades técnicas e administrativas acima com duas comunidades instaladas dentro da vertente do dique ou seria da empresa privada que a adquiriu exigir do governo sua transferência previamente ao negócio, tendo em vista que a empresa participante IBP tem o selo da OCDE de Manejo Estratégico de Gestão Ambiental e lhe foi outorgada a responsabilidade ISO 14.001?

Em 1963 Godfrey Rockefeller da WWF fez o primeiro relatório sobre os riscos da Mudança Climática em Morgués (Suíça), meio século antes da COP 21 em Paris. Qual o escopo daquele relatório sobre a mudança climática? Ao longo do Rio Doce havia extração artesanal de ouro, agora está preservada?

3 - O campo eletromagnético da Terra provoca fenômenos de desviação da luz (auroras austral e boreal) sob condições climáticas especiais, e é área de estudos científicos e militares estratégicos. A lama que contamina o Rio Doce, rica em magnetita fluirá por algum tempo para o Oceano Atlântico formará um laboratório de campos eletromagnéticos dinâmicos, que permitirão estudos sem custos. Os ensaios e experimentos sobre a biotecnologia & campo eletromagnético, em especial na dimensão nanotecnológica é outro laboratório dentro do anterior.

Diante dos exemplos e projeções, cabe perguntar:

1 - Os filhotes de Macunaíma, "liberais" festejaram a entrega do patrimônio mineral da Vale aos testa ferros e capital internacional, agora calam, disfarçam seu caráter pela falta dos valores éticos e morais. 

2 - Os filhotes, "totalitários" participam do mesmo silencio e vergonha, pois são lascas do mesmo pau. No Brasil pau que bate em Chico, jamais bate em Francisco, pois é sempre cômodo encontrar desculpas ou justificativas messiânicas ao sabor da ignorância e miséria.

Se você acha isso estapafúrdio ou futurista, por favor, verifique os potenciais de risco do "caudal sólido" nos "arrastres de fundo" e "saltação" nas encostas, torrentes (já ocorrido em Petrópolis, Angra dos Reis, Dona Francisca e São Lourenço do Sul/RS) e vertentes de diques de resíduos sólidos sob efeito do El niño. 

Por esperança, consciência recorro ao poeta Robert Browning, em seu poema Pippa passes (1841); Por espiritualidade o conjugo com Mario Quintana (Quintanares):

God is his Heaven (Deus está em seu Céu)
All is rignt in the World (Em todo o mundo tudo está bem.)
…..You will be pass, and me fly like a bird (Vocês passarão e eu passarinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...