"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Milho crioulo "Cunha"

Milho Cunha, Sr. Gonçalves, Jacuí/MG. Foto: Oliver Blanco
Um pouco de prosa técnica em relação as fotos que apresento a baixo. Ao ver a reportagem em que produtores do município de Cunha, Estado de São Paulo, em que estão resgatando uma antiga tradição do milho - Agricultores de Cunha (SP) resgatam antiga tradição do milho na cidade - nos trás lembranças e inspirações para continuar a defender nossa cultura. O que me fez representar neste detalhe, o florescer de nossa maior riqueza, nossa maior arma contra o "discurso ideológico dominante, que finge pairar acima de toda ideologia," e que tenta, em relação a nova tecnologia Transgênica do milho, colocar: a não existência de problemas! E varre para baixo do tapete o que é impossível conter: nossa liberdade de conhecer, compartilhar, resistir, pesquisar e semear, a nossa real e absoluta Independência.

Em 2012 conheci o produtor, Sr. Gonçalves, de Jacuí, Minas Gerais. Mora sozinho numa casa azul, mas rodeada de amigos e de boa prosa. Com muito humor, passamos uma tarde inteira juntos, debulhando e selecionando a melhor semente do milho Cunha.

Todo ano, Gonçalves planta o crioulo, preservando a  raça. Diz ele, 'que o milho está em posse da família a 70 anos'.

Sr. Gonçalves, boa prosa debulhando o milho crioulo.

Selecionamos as melhores espigas e retiramos as ponteiras, preservando a parte central em que se encontra a melhor uniformidade da semente.

o milho Cunha
seleção das sementes




















Mas antes, uma ida ao campo. A colheita foi feita em balaios. Acabamos por encher uns 9 balaios de enormes espigas; gerou uma seleção entre 50 a 60 kg de sementes. A cultura foi consorciada com mandioca e abóbora. Em outro campo o Sr. Gonçalves o consorciou com a fava, Vicia faba, aproveitando a sua altura, que chega aos 3 metros e, colmos fortes, servindo de estacas para o tutoramento da leguminosa.

roça de milho Crioulo do Sr. Gonçalves


Sr. Gonçalves
Um detalhe que achei interessante foi a profundidade de plantio. Gonçalves me orientou, por ser o milho de porte muito alto, mais possuidor de caules fortes, a profundidade de plantio deve ser de 10 a 15 cm. Tirei algumas fotos da raiz do 'bicho'!

caules fortes
ótimo desenvovolvimento das raízes

detalhe da raiz 
O produtor me gratificou com mais ou menos 60 kg da semente crioula do milho Cunha. Logo na primeira oportunidade de compartilhar, a distribui às 30 famílias produtoras, beneficiadas com o projeto PAIS em Vazante, Minas Gerais. Também fiz o compartilhamento ao amigo Cláudio Nadaleto, que vem fazendo um ótimo trabalho em Piedade/SP - logo me disse que os produtores plantaram o milho por lá. O milho chegou também em Itapeva. Separei duas garrafas pet bem conservada, uma garrafa foi para a família do Sr. João Boeiro e Dona Eva, Sítio Curupira, Assentamento Pirituba II, Agrovila I e a outra está aqui em minha estante aguardando que eu, um dia, possa semear umas terrinhas próprias... se Deus quiser!

Evento do PAIS em Vazante, distribuição do milho crioulo Cunha.
Vamos aos primeiros resultados do plantio do milho crioulo Cunha em Vazante/MG. Fiquei muito contente com a família do Sr. Alberto e Dona Doralice, comunidade Biboca/Veredas. 

sistema produtivo do PAIS do Sr. Alberto e Sra. Doralice
canteiros irrigados por gotejamento do PAIS

Oive

Rogério, técnico do PAIS
o milho foi consorciado com melões e abóboras


Bem! abrindo um parêntese aqui:

Não precisamos de TRANSGÊNICOS! Está é a maior resposta, que por enquanto, nós dá um pingo de esperança, a nos mostrar, que a "tecnologia" desenvolvida pelas "Empresas" que insistem no monopólio da semente, é uma falácia dos cientistas e que hoje, uma pena, são repetidas por pesquisadores brasileiros e liberadas pelo sistema corrupto que temos. 

Só para registrar o desastre causado: no Brasil 79% do milho plantado é transgênico, por exemplo, no Estado de São Paulo 88,89% do milho plantado é transgênico. Nos mercados há muitos produtos com a tarja transgênica - fubas, salgadinhos, farinhas, bolos prontos, fermentos e, até chicletes. Boa parte dos produtores de leite do Brasil alimentam suas vacas com rações transgênicas, neste aspecto, o leite da criança é transgênico, o queijo e seu derivados também é. Sabem em que animais se realiza  as pesquisas com transgênicos? nos dog; também os gatinhos. Sim os cachorros! todas as rações comerciais são transgênicas. Porque será que seu cachorrinho morreu de tumor interno?   

Cunha, by Rafael Monteiro
O milho Cunha na foto acima é mais produtivo. Quanto melhor for a base (o manejo do solo) para seu cultivo, melhor sua produção. Em relação aos outros híbridos transgênicos e híbridos convencionais possui uma caracteristica agrônomica de grãos mais leve e macio; os animais adoram por ser macio e, evidente, é ótimo para a culinária - bolos, curais, pamonhas (lembrar que o milho Transgênico é péssimo para culinária, para alimentação humana, pois é sem gosto e sem cheiro de milho, aguado, e... experimente aê).

Cunha, by Oliver Blanco
Salve o milho Crioulo, patrimônio da humanidade a serviço da boa alimentação no futuro.

O.Blanco

39 comentários:

Anônimo disse...

bah ganhei um pacotinho com essas sementes...louco pra plantar elas!

Unknown disse...

Temos uma chacrinha, em Três Corações-MG, gostaríamos de saber como conseguir um pouco de semente de milho crioulo. Quem puder no ajudar, ficaremos eternamente gratos e temos o compromisso de multiplicar e trocar. Abraços, Valma e Izidoro.

Unknown disse...

Essas sementes de milho Cunha que o Oliver nos gratificou foram muito bem aqui em Piedade-SP. Os agricultores daqui já conheciam esse milho porém não o plantavam há anos pois não guardaram suas sementes. Gratidão Oliver pelas sementes de esperança e de vida que nos proporcionou. Grande e fraterno abraço! Claudio Nadaleto

Blanco disse...

Meu caro Claudio, feliz estou em receber teu comentário e também saber que este milho teve sucesso em Piedade. Mande abraços aos produtores e que multipliquem a semente. Claudio, se quiseres escrever ou enviar fotos do milho, produtores, como se estabeleceu e tal por aí, o blogue é teu querido, fique a vontade pra divulgar. Abração de irmão!

Cara Valma, que bom. Você de Três Corações!!! sou natural de Boa Esperança, mas moro em Assis. Desde de pequenino frequento este lugarzinho do Sur de Minas. rsrs Vamos dar um jeito de enviar um pouco destas sementes a você, uai. Irei lhe enviar um email, pra pedir teu endereço. Tenho apenas um Pet, ainda, super lacrada desta semente. Posso compartilhar um pouco, bão seria se você entrasse em contato com o Claudio, ele é vereador em Piedade, os produtores por lá devem ter multiplicado as sementes, assim, quem sabe ele não consiga um pouco mais. Bem, outra coisa: há sempre encontros de trocas de sementes. Sempre divulgo aqui neste blogue. Fiquemos atento! caso souber dum bem próximo de você, entro em contato. No mais gratidão pelo comentário. Abraços e muita vida pra sua Chacrinha.

aacranoli disse...

Parabéns, sou de Rio Acima e aki um tal Sr. Prego (Peça Rara de uns 80 anos e ativo) sempre fala que cultivava este milho, gostaria de proporcionar a ele a oportunidade de reencontrar esta cultura que com certeza será contínua e proveitosa. Como se diz por aki, um punhado tá bão.

Abraço

EDISON SAMPAIO - PU4EDR disse...

Ah, mas que excelente blog este aqui. Belas imagens, belas informações.Contudo, fiquei com inveja de quem conseguiu um tiquinho de sementes de milho crioulo para multiplicação. Como faria para conseguir um tiquim assim? Obrigado.

Mineirinho Artes disse...

Boa noite. Como consigo sementes deste milho crioulo cunha?

Unknown disse...

BOA NOITE! COMO POSSO CONSEGUIR UMAS DEZ SEMENTES?

Anônimo disse...

ola boa tarde!
meu nome e Samuel stefanello, moro no municipio de querencia mt tenho uma pequena propriedade e gostaria de receber um pouco de semente de milho cunha se vc conseguir me fornecer.
abraços grato
e mail samuelstefanello@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa Tarde tenho uma pequena propriedade aqui em Querencia MT, e nós tinhamos esta variedade aqui em nossa propriedade, porem com o passar dos anos como aqui planta muito as variedades transgenicas acabei perdendo a variedade, gostaria de saber como conseguir um pouco de sementes para cultivar aqui, deixo aqui meu e-mail: stefanello.daniel@gmail.com atenciosamente Daniel

Unknown disse...

Olá, como adquirir sementes para plantio. Estou procurando sementes crioulas para plantio.

Anônimo disse...

Bom dia !
Gostaria de saber se você tem umas sementes dessa e se você poderia me vender algumas, por gentileza assim que possível me de um retorno;

VANESSA MARIA disse...

Gostaria de adquirir um pouco dessa semente, plantei a pucos dias algumas recebidas de alguém dizendo que era crioula, mas me enganaram e plantei transgênico, arranquei tudo, mas quero plantar de novo. Tínhamos uma cultura de milho sadio aqui, mas de uns 10 anos pra cá foi tudo substituído por essas porcarias.

Fabio disse...

Boa noite, como faço para conseguir algumas sementes para multiplicação, sou de são José do Alegre, sul de minas gerais. Ficarei eternamente grato caso possam disponibilizar algumas sementes

Fabio disse...

Oi Calma,boa noite! Vc tem para vender sementes de milho cunhá, gostaria de comprar alguams sementes para fazer a multiplicação no meu sítio, sou de são José do Alegre, sul de minas gerais. Meu email é fabiojuliart@yahoo.com.br

Rock-SanVi disse...

Boa noite.
Sou Rodrigo e moro em SP capital.
Quero saber onde posso comprar seu milho aqui em SP.
Grato pelas informações.

Angelica Vilas Boas disse...

Oi bom dia, sou de Ipuiúna sul de minas, gostaria de saber como posso adquirir suas sementes, pois a tempos estou procurando por esse milho e gostaria de cultiva lo. Grata.

Angelica Vilas Boas disse...

Oi bom dia, sou de Ipuiúna sul de minas, gostaria de saber como posso adquirir suas sementes, pois a tempos estou procurando por esse milho e gostaria de cultiva lo. Grata.

Anônimo disse...

Bom dia!
Preciso adquirir pelo menos um kilo de sementes de milho cunha, como faço?
segue meu e-mail: souza_ms2000@yahoo.com.br

Unknown disse...

Sou Gémerson

Gostaria de saber como faço para comprar essa semente de milho cunha?

Obrigado

Marly disse...

Lendo os comentários, muitas pessoas pedindo como podem conseguir esta semente, pois é, eu também me interessei por este milho e gostaria muito de adquirir esta semente, grata. meu e-mail: neuly_50@hotmail.com

Unknown disse...

Sou o JK. Moro em Goiânia, 56 anos bem vividos e quero desenvolver um trabalho com variedades crioulas por aqui. Como eu faço para ter acesso a algumas sementes da "Cunha": 196 sementes estão de bom tamanho, sendo menos sem problemas. O Henfil já disse: " O que vale é a intenção da semente!". muito obrigado e parabéns

Vitorino disse...

Ola.... Gostaria de saber como consigo umas sementes. Como faço?

rotianievitorino@hotmail.com

Unknown disse...

Caro olivier. Temos uma pequena propriedade no interior de sao paulo, regiao de ribeirao preto e estamos buscando sementes de milho cunha. Meus pais plantavam ha muito tempo...agora estao sob pressao do milho T mas estou lutanto para q isso nao ocorra. Se puder me mandar umas sementes lhe agradeceria muito! Abraco e obrigado! Adriano. Email: borisaj27@gmail.com

Unknown disse...

Valma bom dia , moro em Cambuquira e gostaria de comprar um pouco de milho crioulo espécie cunha você teria 1/2 kg pra me vender

Marcos Ribeiro Lourenço disse...

Boa tarde.
Sr. Olivier, muito interessante a reportagem do milho cunha.
Me deparo com esta rede , parabéns para todos.
Tenho uma pequena propriedade de 4000 m2.
Mas estou em negociação com uma de 8 ha.
E gostaria de comprar 10 kg., desta sementa.
Afim de dá início a um banco genético.
Sem mais atenciosamente.

Marcos disse...

Oi
Oi
Oi
Oi
������������������

Pereira disse...

Sou de Jacuí também, mesma cidade do Sr Gonçalves que lhe repassou as sementes, poderia me fornecer mais detalhes onde o posso encontrá-lo?

Unknown disse...

temos aq bastante milho cunha esse ano vou prantar bastante é otimo para paiol.

Unknown disse...

Oi!! Eu escrevo da Patagônia Argentina. Em 2013, trouxe sementes de milho Cunha do Dia da Troca de Ibarama. Quero saber que usos são dados a esse milho? Obrigado!

Unknown disse...

Eu gostaria de obter um pouco do verdadeiro milho qunha, talvez um quilo!

Léo Vieira disse...

Boa tarde ,já plantamos esse milho na infância, região de Itaberaí e Anicuns estado de Goiás, gostaria muito de saber como adquirir umas sementes para cultivar, contato leocarmo 72@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, como consigo algumas sementes?

Eduardo disse...

Olá. Tenho interesse em comprar um pouco de sementes.

EDISON SAMPAIO - PU4EDR disse...

Alô, meu Povo! Que maravilha esse blog. Quem me dera conseguir pelo menos umas 10 ou 20 sementes desse milho crioulo pra plantar em minha chácara. Como faço para comprar? Alguém pode me ajudar com alguma informação? Obrigado, edisonsampaio1950@gmail.com.

Wesley disse...

Boa noite, estou a procura de sementes de milho Cunha para plantar em nosso sítio, gostaria que me ajudassem por favor.

Grato

Wesley disse...

Boa tarde, estou a procura de sementes de milho Cunha para plantarmos em nosso sítio, gostaria que me ajudassem por favor.

Grato

Anônimo disse...

Meu nome é CARLINDA e também gostaria de adquirir sementes desse milho cunha. Como posso fazer isso? Meu email é caiafi@gmail.com

Anônimo disse...

Como funciona a produção?

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...