"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

domingo, 18 de setembro de 2011

Prática para o Manejo ecológico de FORMIGAS cortadeiras


01. Trabalhar com os recursos diponíveis no sitema de produção, reduzindo o  uso de insumos externos.

02.  Plantar ervas venenosas nos olheiros dos formigueiros, fazendo cobertura morta do solo no entorno das mudas plantadas. Exemplo de ervas venenosas: comigo-niguém-pode, avelós, chibança, mamona, corana, pedilanto, feijão-de-porco, gergilim, candelabro, leiteiro vermelho, bico-de-papagaio, jatrofa.

03. Fazer calda biológica e introduzir no formigueiro: 50 litros de água, 10 kg de esterco fresco e 1 kg de melado de açúcar. Misturar bem os ingredientes, deixando fermentar por uma semana. Preparar 1 litro para cada 10 litros de água, regar nos olheiros sem o bocal de crivos, tapar os olheiros logo após a regar.

04. Abafar o formigueiro com restos vegetais, como casca de café, casca de fruto de cacau, resto de cultura, pó de serra, maravalha, bucha de coco, plantas aquáticas (aguapé), corte de gramíneas, corte da vegetação, etc.

05. Introduzir no formigueiro qualquer substância que contribua para diminuir o pH do solo, como calcáreo, cal hidratada, cal de ostra, composto orgânico humificado, etc.

06. Observar as plantas espontâneas ou nativas preferidas pelas formigas e não eliminá-las da área de cultivo no momento da roçagem ou capina.

07. Evitar as queimadas e sempre favorecer o aumento da biodiversidade e da reciclagem orgânica no sistema de produção (teores mais elevados de matéria orgânica no solo favorecem o equilíbrio das relações ecológicas no sistema).

08. No período das chuvas fazer valetas direcionando as águas para os olheiros do formigueiro. A hiper-umidade prejudica o formigueiro.

09. Provocar a contaminação do formigueiro com fungos coletados da mata.

10. Criar boas condições ambientais para o desenvolvimento de inimigos naturais: sapos, tatus, tamanduás, pássaros, etc.

11. Introduzir predadores: galinhas, galinhas d'angola, gansos, etc.

12. Fazer escavação nas colônias novas (que tenham apenas um olheiro) para eliminar a rainha.

13. Enterrar no formigueiro os animais mortos na propriedade.

14. Fazer anel de visgo no tronco das plantas, utilizando diluição de visgo de jaca ou de outro vegetais.

15. Fazer saia de proteção em plantas jovens, usando embalagens de papel aluminizado.


16. Fertilizar plantas e árvores com mistura rica em molibidênio, nutrientes que favorece a formação de proteínas nas plantas, para que fiquem pouco atrativas para as saúvas. Biofertilizantes líquidos (com molibidênio a 0.5%) aplicados por via foliar se prestam bem a essa função.

Fonte: Agriculturas - v. 5 - número 1 - abril de 2008

Um comentário:

Wânia disse...

Muito bom o artigo, elucidador! Grata pela postagem!

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...